terça-feira, 13 de junho de 2017

Textos da avaliação de História

Texto 1

Caverna  (Roseana Murray)
Houve um dia,
no começo do mundo
em que o homem                             
ainda não sabia
construir sua casa.
Então disputava
a caverna com os bichos
e era aí a sua morada.
Deixou para nós
seus sinais,
desenhos desse mundo
muito antigo.
Animais, caçadas, danças,
misteriosos rituais.
Que sinais
deixaremos nós

para o homem do futuro? 


         Texto 2 
DESCOBRINDO A HISTÓRIA
Quem administrava as terras do Brasil?
Falando em tantas invasões e disputas, talvez você pergunte: quem comandava o Brasil no século XVI?
Você sabe que, embora possa adquirir diversos significados, a palavra “colônia”, no sentido que usamos aqui, refere-se ao que acontece quando as pessoas de um determinado território decidem estabelecer-se em outras terras, para dominá-las e administrá-las em benefício próprio, conforme suas próprias leis e costumes.
Como vimos, o Brasil foi conquistado e dominado pelos portugueses, que transformaram este território em sua colônia.
Apesar de terem chegado aqui em 1 500, somente em 1 530 os portugueses passaram a se estabelecer definitivamente nas terras do Brasil. Foi uma medida da Coroa portuguesa para evitar perder o território, ameaçado pelos interesses de outros povos europeus que se dirigiam ao litoral brasileiro.
Assim, podemos dizer que o período colonial brasileiro começou em 1 530, com a expedição comandada por Martin Afonso de Sousa, encarregado pelo rei de estabelecer a ocupação portuguesa.
As terras brasileiras pertenciam ao rei de Portugal, que enviava pessoas de sua confiança para ocupar e administrar o território recém-conquistado.
Depois, diante das dificuldades em administrar o território tão grande e tão distante de Portugal, e diante das constantes guerras com os indígenas, a Coroa mudou a maneira de administrar o Brasil.
Foi criado o governo-geral e foi enviado para cá o governador-geral, funcionário do rei, que centralizava a administração do Brasil. O primeiro homem responsável por administrar todos os povoados da colônia chamava-se Tomé de Sousa.
Em 1 549, Tomé de Sousa foi nomeado o primeiro governador-geral do Brasil, e a cidade de Salvador foi fundada para ser a capital, sede do governo-geral.
O Brasil permaneceu como colônia de Portugal até 1 815. Mas essa história você vai conhecer depois.
(Texto retirado do livro didático do 4º ano/2017 -  “Jimboê – p 54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário